segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PHP e banco de dados com PDO

O que é o PDO?

PDO (PHP Data Objects) é um módulo de PHP montado sob o paradigma Orientado a Objetos e cujo objetivo é prover uma padronização da forma com que o PHP se comunica com um banco de dados relacional. Este módulo surgiu a partir da versão 5 de PHP. PDO, portanto, é uma interface que define um conjunto de classes e a assinatura dos métodos de comunicação com uma base de dados.

Por que utilizar o PDO?

Antes da chegada do PDO, a linguagem PHP oferecia suporte à comunicação com diferentes modelos de SGBD através de módulos específicos. A maioria deles provia uma biblioteca de funções e utilizava um resource para representar a conexão e outro para representar um resultset (o resultado de uma consulta). As operações eram feitas sobre as variáveis de resource.
Cada driver implementava suas operações conforme imaginavam ser mais adequados. Embora alguns deles tivessem um funcionamento semelhante, a ordem dos parâmetros nem sempre era a mesma e podia causar uma certa confusão entre programadores.
Ainda hoje muitas pessoas consideram o uso do PDO uma opção, analisando a possibilidade de um determinado projeto mudar de banco, utilizando o PDO somente se essa possibilidade existir. O grande perigo nessa análise superficial é que nem sempre no início de um projeto temos essa visão e se tiver que mudar não adianta lamentar, então em cima disso particularmente recomendamos a utilização deste recurso, principalmente se o projeto necessitar trabalhar com mais de um tipo de banco.

Como conectar a um banco MySQL usando PDO

Testando a conexão

Incluindo dados


Links e referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário